oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (22)

  1. Mariana Oliveira
    write on

    O que aconteceu co o fundo entre os dias 13 e 14

    1. Boa tarde Mariana! Se não me engano, nesses dois dias foi quando a cota de BRCR11 ficou EX para o recebimento da amortização do fundo. Ou seja, parte dos ganhos auferidos por meio de uma negociação do fundo foi distribuído aos cotistas, porém, esse pagamento só seria garantido para aqueles que mantivessem a cota sobre custodia até tais dias. Compreendeu?

      1. Mariana Oliveira
        write on

        Ahh, sim. Muito obrigada pelo esclarecimento é que eu fui dar uma olhada no gráfico depois que li o artigo e tinha uma variação grande nesse período. Vlw!

        1. De boas Mariana! Precisando é só mandar uma mensagem!

  2. 30% da minha carteira de fii é composta por brcr11. O resto é bbpo, saag e vrta. Estou pensando em diversificar ainda mais. vou acompanhar a série sobre fundos pra ver se acho alguma coisa boa.

    1. Juliana Alvarenga
      write on

      Minha principal posição é em xpml11 depois em ggrc

      1. Boa tarde Juliana! Massa, dois bons FII! Ambos os fundos possuem portfólio bem diversificado, tendo participação em diferentes empreendimentos! A liquidez de ambos é boa também. =)

    2. Julia Couto
      write on

      Estou BRCR11, XPCM11, XPML11, VISC11 e FIIB1. Será que cinco tá bom?

      1. Boa tarde Julia! Desses 5 eu fico meio assim, com XPCM11 e FBII11. O primeiro FII não possui muita diversificação na carteira né? O legal do primeiro (XPCM11) são as distribuições que são atraentes. Só fico meio assim, porque um dos grandes inquilinos, se não me engano é PETR4. Já o FIIB11 confesso que tenho que analisar. Com relação os outros, acredito que são bos FII sim =)

    3. Boa tarde Carlos! Massa cara! BBPO11 é uma boa para manter certo padrão nos pagamentos, alem de relativa valorização das cotas, SAAG11 na mesma ideia, e VRTA11 um bom FII de CRI! Mas já vou te deixar umas dicas… BCFF11, BPFF11, BCIA11 (pouca liquidez porém, acredito que é um bom fII) KNCR11, KNIP11, e ainda tem mais um monte! =)

  3. Manoella Bicalho
    write on

    Só que eu tô achando que os fundos estão muito esticados?

    1. Boa tarde Manoella! Mas no que você baseia essa tese? É nas distribuições?

  4. Lucas Antunes
    write on

    Qual a liquidez desses fundos? chega pelo menos perto da liquidez das ações ou nada?

    1. Boa tarde Lucas! O mercado de FII vai ter ativos com liquidez de 100 negócios diários, ou algo em torno disso. Tecnicamente, para investir em FII, você não pode pensar muito em “trade”. O negócio é mais investir e deixar. Minha opinião. =)

  5. Olá!
    Esse pagamento extraordinário de março/2019 bem como o restante do saldo das demais parcelas a serem liquidadas e a serem distribuídas pelo BRCR11 aos cotistas são considerados rendimentos ou amortização? Como fica o IR nesse caso? E como fica na declaração de IR?

    1. Boa tarde Glauci! Tecnicamente, os valores pagos a maior, os R$ 10 e pouco, são considerados amortização das cotas. Até poque parte do valor patrimonial é reduzido após esse pagamento. Com relação ao IR, até onde eu sei, você declara o valor junto das demais distribuições. Não existe uma distinção, por exemplo. Espero ter ajudado!

      1. Boa tarde Oliver! Agradeço o retorno, me surgiu essa dúvida de ser rendimento ou amortização visto que ouvi rumores de que o pagamento caiu como rendimento. Eu comprei cotas após a data ex, mas ainda fico na seguinte dúvida: se eu mantiver as cotas para o próximo pagamento e, se nesse, eu receber amortização, então eu altero meu preço de aquisição das cotas? Como fica?

        1. Certo Glauci! Então fui dar uma procurada no assunto, para trazer algo mais concreto ao invés do “acho”. Então na pare de bens e direitos, você deve reduzir o valor que foi amortizado das cotas, no caso de BRCR11, a amortização seria de algo próximo dos R$ 10,00 por cota. Com relação aos rendimentos provenientes da amortização, você pode colocar tais ganhos na ficha de Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva / Definitiva depois deve inserir os valores e a descrição na aba Rendimentos de aplicações financeiras, O pagamento a maior em BRCR11 realmente foi uma distribuição e não amortização! Eu acabei errando ao passar tal informação! Obrigado pelo toque! segue o link do site aonde eu encontrei mais detalhes sobre a declaração de FII (https://www.bussoladoinvestidor.com.br/amortizacao-de-fundos-imobiliarios-ir/)

  6. Boa tarde, Oliver. Agradeço a nossa troca de informações, a sua atenção e as suas indicações. : )

    1. Boa tarde Glauci! Eu que agradeço o toque aí! Você estava certa! Qualquer coisa estamos aí!

  7. GUSTAVO LEITE MENEZES
    write on

    Boa tarde,

    caiu muito essa semana, está em 88,60 , o que houve? cairá mais?

  8. Boa tarde Gustavo! Eu acredito que essa queda possa estar vinculada a eventual amortização ou pagamento referente aos ganhos de uma venda de BRCR11. Não tenho certeza porque não há fato relevante mencionando valores afins, isso é uma suposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *