• Na hora de escolher o seu plano de previdência privada, você terá que decidir, vai ser PGBL ou VGBL?
oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (19)

  1. Eu não gosto muito desses planos. Acho demasiadamente complicados e pouco vantajoso.

    1. Boa noite Alisson! Sim, os planos de previdência são cheios de regras e afins, porém os mesmos podem lhe oferecer uma series de benefícios que vão alem da rentabilidade ou coisas do gênero.

  2. O primeiro modelo então é mais rentável para quem tem renda mais Alta?

    1. Boa noite João! Sim, se você conta com uma renda pequena, provavelmente, você não vai conseguir contabilizar muitas despesas. Sendo que em algumas ocasiões, mesmo obtendo o desconto de 12% sobre a base de calculo (por meio dos aportes na previdência) ainda é vantajoso ficar no simplificado. Só lembrando, existem situações e situações.

  3. obrigada por abordar estes tipos de investimento, Oliver.

    1. Boa noite Raíssa! Obrigado pelo feed!

  4. Boa análise, Oliver. obrigada

    1. Boa noite Julia! Obrigado pelo feed!

  5. Qual a vantagem de escolher esse tipo de investimento ao invés do CDB, por exemplo?

    1. Boa noite Eduardo! A vantagem está relacionado a proteção jurídica, que você pode conseguir (caso a sua previdência seja interpretada como um investimento de caráter alimentar. Ou em casos de sucessão patrimonial, onde você pode determinar beneficiários que vão poder receber o saldo da sua previdência em caso de falecimento.

  6. Pra quem é isento do imposto de renda tem alguma diferença?

    1. Boa noite Murilo! Para aqueles que não são obrigados a declarar, ou que não pagam imposto de renda, talvez, a modalidade mais interessante seja o VGBL. Mas enfim, tecnicamente, para aqueles que não pagam IR agora, tanto o PGBL quanto o VGBL não vão influenciar.

  7. Eu desconheço desconhecia as duas modalidades. Com certeza vou estudar um pouco mais. Obrigado.

    1. Boa noite Matheus! Joia! Dá uma olhada sim! Olha se eu conseguir, vou tentar trazer mais artigos relacionados a previdência, especificando melhor os pontos aqui tratados! Obrigado pelo feed!

  8. Tem investimento mínimo. Desculpa a minha ignorância, não conhece esse tipo de investimento

    1. Boa noite Carlos! Até onde eu conheço a previdência privada, não existe um valor minimo. Porém é comum cada plano trabalhar com valores mínimos diferentes. Por exemplo, existem planos oferecidos pelos grandes bancos que chegam a oferecer a possibilidade de realizar aportes mensais de R$ 50,00! Já existem outros planos que oferecem a possibilidade de aportes únicos (ou seja, não há obrigatoriedade de investir todo mês) que podem chegar aos R$ 1.000,00 (valor minimo de investimento). Resumindo, existe planos para todos os gostos e todos os bolsos!

  9. Não entendi; vai ter aporte e resgate ao mesmo tempo? Não seria mais fácil fazer resgates pequenos?

    1. Boa noite Leo! O que você não compreendeu? Na realidade não necessariamente. Os aportes geralmente ocorrem durante os anos que o “contribuinte” está na ativa, e depois, quando chega um determinado ponto, ou idade, o “contribuinte” vai começar a receber os valores. O resgate pode correr antes, uma vez que os planos oferecem a possibilidade de antecipar o resgate, mas, para isso, você deve tomar cuidado com o IR retido!

  10. […] Ao escolher o seu plano de previdência, existem alguns detalhes que devemos nos ater. Dentre os planos e previdência, existe a  possibilidade de escolher se o plano será um PGBL ou VGBL (inclusive já existe artigo sobre o tema, é só clicar aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *