oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (14)

  1. Wesley Fernandes
    write on

    Onde acompanho a cotação do fundo?

    1. Boa tarde Wesley! Cara, eu acho que por enquanto, só no home broker.. eu acho.

  2. Talvez seja mais vantajoso aplicar tudo se renda fixa no fundo e buscar maior ganho na renda variável.

    1. Boa tarde Lilly! Eu acho que não precisa ser tudo nesse fundo, mas uma parcela, só para ver como é (agora no início).

  3. Ailton Marcelo
    write on

    Tem mais produto do que investidor no mercado. Dá até um nó na cabeça.

    1. Boa tarde Ailton! Cara, eu acho o seguinte; com o IMAB11 na praça, eu não vejo muitos motivos para investir em fundos de investimento que invistam em IPCA, por exemplo. A unica vantagem fica por conta da alíquota de IR de 15% direto na fonte. Mais nada… (mas vamos ver como anda o fundo, vai que mais para frente ele se mostra inconsistente).

  4. Luccas Freixo
    write on

    O que eu entendi até agora: não importa a aplicação, o produto ou modalidade. Sempre vai ter uma m fundo que cobre seus investimentos. Se vocês quer investir em ações variadas tem fundo pra isso, se quer investir em renda fixa, tem fundo pra isso, se quer investir em índices, tem fundo pra isso. Enfim. A questão é: se fundo é mais vantajoso pq nem todo mundo investe neles?

    1. Os fundos são vantajosos sim, mas tudo depende do tipo investidor. Quando você aplica em um fundo fica a mercê das decisões do gestor. Para quem está começando é ótimo, afinal ele é um profissional que tem muito interesse em ver o fundo subir. Porém, quando as pessoas já têm uma experiência maior, podem sentir necessidade de operar seu próprio dinheiro do jeito que quiser.

      1. Boa tarde Núbia! Mas nesse caso, você está falando de fundos “normais” e não dos ETF, correto? O ETF é bom (em minha opinião) para os dois públicos, tanto para os experientes quanto para os iniciantes.

    2. Boa tarde Lucas! Porque o fundo vai lhe oferece a média. Ou seja, não espere conseguir de BOVA11, IVVB11 ou IMAB11 a mesma rentabilidade que MGLU3 gerou nos últimos 5 anos, por exemplo. Não vai ter. Por isso as ações se mostram mais interessantes. A compra individual, através de uma boa análise se mostra mais interessante. Sem falar nos Trades. Pense bem… Lá em 2010, até 2015, por exemplo, BOVA11 viveu momentos horríveis, de pouca rentabilidade, ou negativa. Só a partir de 2016 o negócio melhorou.Mas é claro, durante esse período, você investindo em BOVA11, você poderia ter evitado uma OGXP3, por exemplo. Sem falar nos trades, que operam com mais frequência para conseguir uma rentabilidade maior, ou seja, não vão comprar ativos de pouca liquidez ou sem volatilidade.

  5. Boa! Como você conseguiu esse gráfico de performance? Tô catando aqui no site da anbima e não acho.. obrigada!

  6. JOSE CARLOS
    write on

    Ótimo artigo. O que acha da seguinte carteira pra iniciantes?
    25% tesouro selic
    25% IMAB11
    25% bova11
    25% ivvb11

    1. Boa noite Jose! Olha, me parece uma otima cateira. Mas, se você me permite, eu também não sei qual é a sua tolerância para volatilidade, eu colocaria, menos em BOVA11 e IVVB11. Talvez, colocaria 50% Selic, 20% IMAB, 15% BOVA11 e 15 IVVB11. Alguma coisa assim. Porque haverá momentos, onde haverá volatilidade e isso pode puxar a sua carteira mais para baixo do que para cima, sabe? Mas de qualquer forma, o pensamento é esse aí! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *