• Uma das formas de análise amplamente utilizadas na hora de investir, é através dos fundamentos das empresas.
oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (16)

  1. DY é importante e no caso da Itaúsa é bem consistente. Mas tem que tomar cuidado com esse indicador ele pode estar distorcido pelo pagamento de algum dividendo extraordináriom

    1. Marcos, a Oi é um ótimo exemplo de dy distorcido. Pagava dividendos altoa mesmo sem nenhum fundamento.

      1. Boa tarde Carol! Sim, realmente isso acontece com algumas empresas. Talvez, para incrementar tal análise, o importante seria verificar o histórico de pagamentos da firma. No caso da Oi, esse histórico é um tanto quanto irregular.

    2. Boa tarde Marcos! Sem dúvidas, você tem toda razão! deveria ter mencionado esse detalhe no artigo também! No próximo (sobre tema semelhante) destaco esse ponto! Outro bom exemplo de DY distorcido é BRPR3. BR Propeties vira e mexe faz a venda de alguma unidade, e isso acaba desencadeando um resultado extraordinário seguindo de dividendos altos.

  2. Acho que a além de conseguir compreender os indicadores o investidor precisa pensar de maneira empreendedora. Analisar aquele empresa no cenário econômico, imaginar se o produto dele consegue se manter no mercado, se ela está ficando ultrapassada… Enfim.

    1. Boa tarde Luan! Sim, os aspectos econômicos internos e externos também podem ser levados em consideração.
      Acredito que os aspectos econômicos, e as suas expectativas devem complementar a análise dos fundamentos da empresa, dando aquele retoque final na decisão, ou quem sabe a polida que faltava.

  3. Dois indicadores importante que todo fundamentalista deve levar em consideração na hora de escolher uma empresa. Parabéns;;

    1. Boa tarde Paulo! Obrigado pelo feed! Sim, acredito que P/L e os Yield da empresa são pontos muito importantes. =)

  4. Por mais que estude e estude, ainda fico em dúvida sobre o p/l nunca sei o intervalo que é aceitável. As vezes vejo indicação de empresas com p/l negativo, alto ou baixo demais.

    1. Boa tarde Manoella! Olha, P/L negativo eu até o momento não me deparei. Mas eu acredito que uma empresa assim, provavelmente está contando com um resultado muito bom. Ou, pode ser que o seu valor de mercado é tão baixo, que mesmo um lucro líquido “normal” os números acabam distorcendo tal indicador. Na verdade, em uma situação assim (como e qualquer outra) você devera construir uma linha de análise com pelo menos mais uns dois a três indicadores (alem do P/L). A minha régua é para empresas que estejam dentro do intervalo de 15 (ou seja, 15 anos). Mas a sua pode ser outra. Nesse tipo de estudo não existe um certo ou errado. E pode ficar tranquila, você vai pegando o jeito. É só compreender o indicador. E compreender aquilo que ele está “falando”. =)

  5. O dividend é um ótimo indicador, mas nunca pode ser a avaliado separadamente. Às vezes ele cai pq empresa tá fazendo o que caixa, o que pode ser bom pro investidor, e as vezes pode ser alto, mas a empresa está se endividando pra pagar.

    1. Boa tarde Felipe! Exatamente isso! No minimo, deve haver dentro da análise mais 2 ou 3 indicadores para fomentar a decisão. Sim, existem empresas que fazem distribuições menores (mesmo obtendo lucros maiores) devido a fatores como; investimentos, compras de imobilizado, estoque e afins. Uma empresa com endividamento um tanto quanto alto e paga dividendos, é a CIEL3 =)

  6. Como avaliar um p/l negativo?

    1. Boa tarde Bruno! Essa é uma situaçaõ que eu nunca peguei (pelo menos que eu me recordo). Mas você devera avaliar mais apsectos da empresa. O P/L negativo por si só, mostra que o lucro líquido da empresa é alto suficiente para cobrir o valor da mesma no mercado. Ou seja; a empresa pode ter um valor muito baixo; o lucro tem algum item, alguma movimentação muito superior ao natural da empresa, entre outras coisas. O P/L negativo deve ser estudado junto de outras análises e números. Você teria alguma empresa com essa característica?

  7. p/l é disparado o indicador que eu mais gosto. Claro que observo outros casos, mas ele dá de cara uma noção sobre as finanças da empresa.

    1. Boa tarde Fernando! Massa! também gosto do P/L, mas é bem isso que você mesmo mencionou, é preciso complementar esse indicador com outros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *