oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (12)

  1. Lucas Antunes
    write on

    mesmo descontando o ir ainda foi um ganho muito bom pr 10k

    1. Boa tarde Lucas! Foi sim! Mas de qualquer forma, o investidor pode optar por colocar mais dinheiro no ativo que estiver mais depreciado, balanceando a carteira novamente. Assim não haverá IR a pagar,

  2. Mariana Oliveira
    write on

    No caso então, BOVA11 performa melhor. Não seria o caso deixar somente ele na carteira?

    1. Luiz A. P.
      write on

      Acho que a questão com os dois é diversificar.

      1. Pedro F.
        write on

        Mas a gente está falando de fundo. Uma das vantagens de investir neles já é a diversificação.

        1. Boa tarde Pedro! Sim, exato o ETF é algo que traz a diversificação de um indicie inteiro, porém, nesse caso aqui, estamos tratando de um ETF focado em Brasil, e outro ETF ficado em USA. Ou seja, existe momentos onde um ETF vai subir e outro vai cair, e assim, através dessa volatilidade é possível lucrar com a alocação.

      2. Boa tarde Luiz! Sim a diversificação é um ponto importante, mas além dele, o balanceamento da corteira pode trazer lucros também.

    2. Boa tarde Mariana! Sim você tem razão, porém IVVB11 mostrou momentos de performance melhor, ou seja, no longo prazo, a correlação entre os dois ativos pode ajudar na estrategia. Eu vou tentar desenvolver um artigo com Selic e Ibovespa, e mostrar os efeitos no longo prazo (vou tentar!).

  3. Wesley Fernandes
    write on

    Bova11 investe em muito mais ações do que o recomendado para uma carteira diversificada.

    1. Boa tarde Wesley! É BOVA11 vai seguir o ibovespa, a sua carteira replica o ibovespa.

  4. Karine Santana
    write on

    Qual a necessidade de fazer o balanceamento da carteira? Foi só pra exemplificar Mesmo? Pq ficar comprando e vendendo cota só pra manter a carteira com a mesma proporção é meio desvantajoso.

    1. Boa tarde Karine! Na verdade o balanceamento serve para aumentar a rentabilidade da carteira, ou seja, é no balanceamento que o investidor vai conseguir tirar uma performance maior. Não ficou tão claro, porque o periodo foi pequeno, 3 anos, vou trabalhar em um maior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *