Comprar ou não comprar? Devo seguir a dica do analista?
Essa semana, numa das minhas ultimas postagens, aconteceu algo que pode estar ocorrendo com muita gente. Fiz uma análise de uma ação, com cunho fundamentalista, e 3 dias depois quando foi finalmente publicada, alguns leitores com pensamento em análise técnica me criticaram sobre não ser o momento de compra para aquela ação.
E daí vem a pergunta que todos fazem: Devo comprar ou não comprar a ação analisada na publicação?
Fator tempo
Logo de cara, uma das coisas que deve ser analisada é o fator tempo. Quase nunca a publicação sai no mesmo dia da análise. Existe um “gap” entre publicação e escrita, por mais rápida que seja. Existem ações que variam mais de 5% em um único dia. Muitas vezes isso é o ganho esperado na operação. Em daytrade então podemos nos contentar com ganhos de 0,5% as vezes.
Com isso, qualquer que seja o analista que esteja escrevendo, observe o valor da ação no momento da analise (pelos gráficos é possível ver) e refaça a análise, seguindo o passo a passo do analista e veja se os fundamentos para aquele momento continuam valendo.
Se a análise foi feita a poucos dias, possivelmente a parte de fundamentos a longo prazo se mantém. Mas se a sua escola é de análise gráfica, certamente o mercado já terá visto o mesmo que o analista e terá caminhado um pouco para corrigir a cotação. São vários analistas no mercado e muitos tocam carteiras de ações e seguem suas próprias análises.
Escola fundamentalista ou análise gráfica
Outra coisa a ser observada é que tipo de investidor você é.
Se você compra ações pensando em longo prazo, de olho nos dividendos e na valorização a longo prazo da ação, certamente uma análise fundamentalista vai fazer mais sentido para você.
Caso você seja imediatista e queira ganhar dinheiro rapidamente com a compra e a venda da ação, a análise gráfica é a sua praia. Mas, diga-se de passagem, que análise gráfica a curto prazo e postagem em blog não se falam com facilidade. No seu caso é melhor entrar numa sala ao vivo da sua corretora e acompanhar o analista gráfico que está lá. Existem muitos bons nomes a seguir e na maioria das vezes acertam. Mas fica esperto pois a dica deles vale mais ou menos 5 ou 10 segundos… perdeu tem que aguardar outra dica… entrou atrasado pode “levar fumo”. Por isso exercite seus conhecimentos de análise técnica para se antecipar as ordens que ele dá.
Voltando a fundamentalista. Mesmo que a cotação suba um pouco a curto prazo é possível que 1 ou 2 dias depois ela dê outra descansada, de modo a se realinhar ao momento da análise. Os fundamentos dificilmente vão mudar da noite para o dia, a não ser naqueles casos que fica estampada nas manchetes dos jornais políticos e econômicos, que são na verdade grandes desfalques nas companhias.
Olhe com a atenção a analise e repita ela no momento que você está. Muitas vezes uma analise de meses atrás pode ainda valer para a ação nos dias de hoje. Basta ela continuar com o caminho dela de boa empresa. Veja o caso de Itaúsa que toda semana aparece alguém fazendo analise fundamentalista dela e está sempre boa. Muitas empresas se comportam dessa forma, mesmo que volta e meia suas cotações sofram um pouco no mercado.
Autoconhecimento
De nada adianta olhar a análise feita se voce não conhece o seu próprio comportamento.
Você consegue ficar com uma ação, mesmo que a cotação dela despenque em determinado momento. Você é imediatista ou é paciente. Você fica olhando cotação a todo momento?
Conhecer a si próprio é o primeiro passo para o sucesso.
Quer seja adepto do “daytrade” ou do “buy and hold”, existem pessoas para te ajudar no mercado. Ache a sua escola e siga nela.
Eu mesmo experimentei de quase todas elas. A que me afinei mais é a de médio prazo… o chamado “swingtrade” no qual levo uma carteira de boas ações no estilo “buy and hold”, mas fazendo vendas de opções dessas ações. Eu conto essa história nas publicações abaixo:
https://janusinvestimentos.com/ideias-rapidas/proteja-seus-rendimentos-com-venda-coberta-de-opcoes/
https://janusinvestimentos.com/ideias-rapidas/venda-coberta-com-opcoes-na-pratica/
Mas qual será a sua praia? Fica nervoso quando está vendido nas ações? Talvez seja melhor apostar em daytrade e controlar as perdas dentro de algo aceitável ao seu perfil.
Caso esteja confiante que as ações sempre crescem a longo prazo, compre as ações, diversifique um pouco e relaxe até o próximo dia de compra.
Faça seu autoconhecimento e não se acanhe se achar que fez os cálculos errados. Pode mudar de idéia… faz parte do jogo.
Você é responsável pelas suas escolhas
Agora vem a grande dica.
Você é o responsável pelas suas escolhas. Pare de colocar a sua vida na mão do analista. Ele pode errar e o mercado pode mudar a qualquer momento.
Entenda o momento em que ele escreveu a análise. As cotações do momento. Por que ele escolheu a ação para analisar. Ele não fez isso para te enganar… ele deseja sempre acertar… mas ninguém acerta em 100% das vezes.
Mas se você puxa a responsabilidade para si mesmo e refaz as analises, com certeza deve minimizar as perdas e vai ter mais segurança para aguentar o tempo que aquilo precisa para dar certo.
Conclusão
Continue lendo as análises. Veja várias fontes. Se muitos falam bem de determinada ação, provavelmente ela tem algo de bom.
Lembre-se que você deve se conhecer e se capacitar para fazer suas próprias análises. A grana é sua. Com isso é sua responsabilidade manter ela intacta.
E não sofra tanto no caso das perdas. Use um momento de perda como um momento de aprendizado. Sempre podemos recomeçar. O por que não lembrar: não coloque todos os ovos na mesma cesta!
Um grande abraço a todos,
Até a próxima postagem.
Alice Ramos
existem muitos profissionais no mercado financeiro e cada uma deles tem uma funcionalidade de diferente. Ao investidor cabe a responsabilidade de buscar o mais nível de informação através das análises, buscar informações sobre o perfil e investimentos adequados para si… Depois de muito conhecer o mercado finalmente poderá investir sozinho
Cardquali
Exatamente. Absorver visões diferentes e criar a sua própria visão.
Jonadabe Segóbi
Estudar, estudar, estudar e estudar. é essa é fórmula pra conhecer o mercado, conhecer os ativos e ainda assim é possível errar. Outra coisa importante é ter paciência e ser resiliente senão não se vai longe. Mas claro que temos investidores que têm menos interesse ou tempo. Pra esses, a melhor opção é descobrir junto a corretora quais as melhores opções de ativo. Talvez algum fundo.
Cardquali
Esses dois fatores são muito importantes mesmo: estudo e paciência. Ja ví muita gente comprando determinada ação e vendendo no dia seguinte por menos por não ter a paciência necessária para ver os fundamentos agirem sobre a cotação dela. Se o seu estudo sobre uma ação for consistente, a medio ou longo prazo a cotação seguirá naquela direção.
Mario Rodrigues
O Analista é apenas um agente que faz as análises. Naturalmente a decisão de investir ou não em um ativo tem que ser toda do investidor. Afinal ele sabe melhor do que ninguém sobre suas perspectivas, objetivos, enfim.
Cardquali
Exatamente Mario.
O investidor deve tomar suas próprias decisões.
Infelizmente existem muitas pessoas em busca do Santo Graal e nessa busca querem um analista com 100% de acerto. Isso não e existe.
Abraços.