oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (12)

  1. Elisa Ladeira
    write on

    Qual o mínimo de cotas que tem que comprar?

    1. Boa tarde Elisa! Você pode comprar a partir de uma cota se quiser. É só colocar em seu home broker IVVB11F. Mas a quantidade minima, no mercado convencional, é de 10 cotas. =)

      1. Edison Correa da Silva
        write on

        Quando da venda de cotas, posso vender somente uma cota?

        1. Boa noite Edison! Claro, só vender. Só fiquem ligados que ETF, em caso de lucro, é preciso recolher o IR sobre o ganho. Não é que nem o mercado de ações, aonde existe a isenção de até 20 mil reais, blz?

  2. Leo Machado
    write on

    Comprei por 92,xx e vendi por 127,xx. Ganhei uma grana boa.

    1. Boa tarde Leo! Massa cara! IVVB11 eu acho que é um ETF muito importante para a carteira de qualquer pessoa. O único defeito é a baixa liquidez.

  3. Thiago Mendes
    write on

    Fundo muito interessante para proteção de patrimônio.

    1. Boa tarde Thiago! Exatamente! IVVB11 é um ETF que vai trazer um pouco de estabilidade em momentos de volatilidade do dólar por exemplo. Mas ainda sim, em momentos de crise no exterior, o IVVB11 pode sofrer com eventual desvalorização, porque o mesmo ainda está seguindo o S&P 500. Talvez, o melhor mesmo, fosse o investimento em fundo cambial, como o da Votorantim.

  4. Bianca Moraes
    write on

    Uma ótima maneira de controlar a volatilidade da carteira em decorrência da entrada e saída de investimento externo na bolsa.

    1. Boa tarde Bianca! Sim, IVVB11 é uma das formas mais práticas de conseguir manter a carteira “controlada”, em caso de saída do capital do Brasil para o exterior.

  5. Luis Augusto Trevisan
    write on

    Sobre smal11 e bova11. Existe correlação com os períodos de crescimento e recessão. Quero dizer, em períodos de crescimento, smal11 cresce mais q bova11 e vice versa? Quero dizer, empresas pequenas crescem mais proporcinalmente q empresas grandes em épocas boas e sofrem mais em épocas ruins.

    1. Boa tarde Luis! Exatamente! Na verdade, eu acredito que SMAL11 vai registrar volatilidade bem superior a BOVA11. Mesmo em momentos de “boom” SMAL11 pode registrar perdas, caso algum setor, ou empresa do Índice esteja em maús lençóis, por exemplo. Mas no longo prazo, acredito que SMAL11 pode oferecer rendimentos mais interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *