SMAL11 ou BOVA11?
Entre BOVA11 e SMAL11, qual dessas ETF é a melhor opção? Cada um dos ETF, BOVA11, SMAL11 possuem seus respectivos índices e são negociados na bolsa de valores, de forma bem similar a ações ou fundos imobiliários, por exemplo.
Portanto, estamos lidando com “fundos” que seguem diferentes índices com diferentes composições de carteiras e são negociados na bolsa.
Mas então? Qual é melhor; BOVA11 e SMAL11?
O que é BOVA11
Aqueles que acompanham os meus artigos aqui no blog, provavelmente, já perceberam como eu gosto de BOVA11, ou pelo menos, como eu sempre tento inventar algum assunto para colocar o ETF em algum lugar.
Enfim, BOVA11 é em minha opinião, é um dos melhores investimentos para serem feitos até o presente momento.
BOVA11 nada mais é do que um fundo que segue de perto o índice Ibovespa, ou seja, um fundo que segue de perto o principal índice de ações do Brasil.
Ao investir em BOVA11, você fica posicionado no índice Ibovespa, sem necessidade de comprar mais ativos, ou outras ações.
O ETF é uma alternativa muito interessante, uma vez que o próprio já é bem diversificado contendo mais de 60 empresas em sua carteira.
Segue trecho da composição do ETF BOVA11;
A imagem foi retirada do próprio site da BlackRock, instituição financeira responsável pelo ETF. BOVA11 conta com uma carteira bem semelhante ao índice Ibovespa, sendo que dentro dessa carteira ainda é possível identificar outros ativos, com menor relevância.
Mas no geral, a carteira se espelha bastante no índice. Temos em primeiro lugar ITUB4, sendo seguindo por VALE3, BBDC4 e demais ações.
Agora vamos dar uma olhada na composição do índice Ibovespa, e ver, se ao menos, as primeiras ações do índice são as mesmas da carteira de BOVA11;
O peso de cada ação não é exatamente o mesmo, mas as carteiras, tanto do índice quando do ETF vem seguindo uma mesma linha.
E as distribuições das ações?
O ETF aqui no Brasil não faz distribuições dos seus recebimentos. Ou seja, BOVA11 até faz o recebimento dos dividendos oriundos das ações que constituem a sua carteira, mas, ao invés de repassar aos seus investidores, BOVA11 faz o reinvestimento das distribuições na própria carteira.
Vale destacar que essa regra ocorre também para SMAL11! Outro detalhe, o ETF nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, fazem distribuições aos seus cotistas.
Portanto, se você for comprar ETF nos Estados Unidos, provavelmente, de trimestre em trimestre, você irá receber pagamentos.
Vantagens do BOVA11
As principais vantagens estão baseadas em;
- Liquidez
- Menos volatilidade (em comparação a SMAL11)
- Sem falar que BOVA11 é o ETF que segue o principal índice da bolsa
Tanto BOVA11 quanto SMAL11 são diversificados, e os dois, possuem uma gestão “passiva”. Porém, as diferenças entre um e outro ficam por conta dos fatores mencionados acima.
Diferente do que acontece com SMAL11, BOVA11 possui várias negociações diárias. Na verdade, passa facilmente dos mil negócios todos os dias.
Já SMAL11 conta com uma presença no mercado bem inferior. Esse tipo de situação pode garantir ao ativo, um pouco mais de volatilidade.
Por mais que o ETF siga de perto do índice, as vezes, o mercado acaba gerando certa volatilidade.
Outra vantagem de BOVA11 fica por conta da familiaridade do índice para o grande público. Quase todo mundo já ouviu falar sobre Ibovespa, correto?
Agora Small Caps, é um pouco mais difícil. Portanto, BOVA11, acaba se tornando um ativo com mais aderência no mercado.
Principais características de SMAL11
SMAL11 é um ETF que segue de perto o índice de Small Caps da bolsa brasileira. Vamos dar uma olhada em sua composição, ou pelo menos, nos ativos com maior peso no ETF, segue;
Já dá para ver que a composição do índice é bem diferente do Ibovespa. Ao invés de contar com firmas com Itaú, Vale, Bradesco, Ambev e Petrobras, liderando o índice, aqui, temos Azul, BR Malls, CVC e demais companhias de menor expressão.
O negócio das Small Caps é conseguir evoluir, e desse modo, ganhar mais mercado, ganhando mais rentabilidade, e aumentando o seu peso.
Desse modo, quando uma companhia que é Small consegue se tornar Blue Chips, por exemplo, aí sim, ela consegue entregar aos seus acionistas um resultado fenomenal, tanto em rendimento quanto em valorização.
Agora, quem teria mais chances de conseguir oferecer isso ao seu acionista, uma empresa que está entrando no mercado, e tentando ganhar mais espaço, ou aquela companhia que já está consolidada, e agora trabalha para manter o “domínio”?
Pensando de forma bem racional, o interessante mesmo, seria investir nas Small Caps. Elas até podem oferecer mais volatilidade, mas ao conseguir acertar em uma boa companhia, que realmente tenha um bom futuro, você poderá ganhar muito dinheiro.
Mas ao invés de comprar somente uma ação, ou uma carteira limitada, você pode recorrer ao ETF, e assim, investir em algumas delas, ou melhor, em várias! Segue trecho do índice de Small Caps;
Vantagens de SMAL11
O ETF possui algumas vantagens bem interessantes quando comparamos o ETF ao BOVA11. Segue;
- Performance de longo prazo superior
- Quantidade maior de ativos em carteira
- Possibilidade de ganhos maiores
Ao investir em SMAL11 o investidor até pode sofrer um pouco com a baixa liquidez do ativo no mercado, e sua alta volatilidade.
Sendo que a volatilidade pode ser um efeito, tanto de sua pouca liquidez, quanto da própria volatilidade dos ativos que compõem sua carteira.
Já a performance do ETF pode ser comprovada por meio de gráficos. Vamos analisar os gráficos com BOVA11 e SMAL11 desde o início de ambos, lá em 2008 até hoje;
BOVA11;
SMAL11 lá em 2008 começou a ser negociado próximo dos R$ 20,00, enquanto BOVA11 já estava sendo negociado na casa dos R$ 40,00!
Depois, ao longo dos anos, os dois ativos conseguiram melhorar suas performances, de forma bem similar.
Aí o destaque fica para SMAL11 que até registrou mais volatilidade, porém, vem conseguindo um desempenho melhor que BOVA11.
Qual dos dois?
Para aqueles investidores que não se importam tanto com a rentabilidade no curto prazo, e estão a procura de investimentos para períodos bem longos, SMAL11 é uma excelente alternativa.
BOVA11 não é ruim também! O ETF pode registrar uma volatilidade menor e também é bem mais negociado no mercado. Sendo possível, até, realizar algumas estratégias utilizando uma posição comprada no ETF, e a venda de opções simultaneamente (com o intuito de gerar uma espécie de renda)!
Lembrando que o investimento utilizando opções, é algo extremamente arriscado! Tenha todo cuidado possível!
Paola
write onGostei. Sempre ouvi falar muito de BOVA11, mas SMAL não conheço muito
oliver
write onBoa tarde Paola! SMAL11 é focado nas “pequenas empresas”. Tecnicamente, as pessoas preferem investir em empresas já consolidadas (que são seguras) ao invés de correr o risco com uma nova empresa. Porém, SMAL11 é um fundo com várias pequenas empresas, desse modo a diversificação “protege” o investidor =)
Maicon Mera
write onDois dos melhores fundos
oliver
write onBoa tarde Maicon! Sim, os dois são ótimos, além deles, para fazer um “hedge” pode rolar um IVVB11! =)
Daiara Nobre
write onComo faço para consultar os ativos que compõem cada fundo?
oliver
write onBoa tarde Daiara! Você pode conferir tais dados por meio do site da BlackRock! Essa instituição é responsável por BOVA11 e SMAL11. segue site;https://www.blackrock.com/br/products/251816/ishares-ibovespa-fundo-de-ndice-fund
Rangel
write onQual o mínimo de cotas que posso comprar?
oliver
write onBoa tarde Rangel! Pode comprar de 10 em 10. Caso queira investir menos, pode partir para o fracionário, aí é só adicionar um F ao final do ticker; exemplo; BOVA11F.
Lubi Pacheco
write onTenho bova11 na carteira, mas to cogitando smal11. Já me falaram que é coisa de gente preguiçosa, que eu posso investir sozinha. Mas eu gosto do desempenho e das vantagens que o fundo traz.
oliver
write onBoa tarde Lubi! Prefiro ser preguiçoso do que perder dinheiro! Eu acredito que investir em ações, comprando empresa por empresa é algo que pode trazer muitos benefícios, mas é preciso ter um pouco de atenção, segurança e confiança em seu julgamento e decisão. O ETF é um caminho mais garantido, em minha opinião.