oliver
Sou investidor desde Janeiro de 2010. O meu primeiro investimento foi em letras do Tesouro Direto Em Agosto de 2014 comecei a escrever sobre investimentos Desde então, venho investindo e escrevendo

Comentários (10)

  1. Carlos Manoel
    write on

    Oliver, você operada vendido em algum ativo? Me indicaram operar vendido em bova11 para proteger minha carteira de ações. Será que é uma boa estratégia?

    1. Boa tarde Carlos! Não opero. Não faço esse tipo de operação porque eu utilizo outras formas de proteger a carteira. Uma delas é comprando ouro, dólar e IVVB11. Eu nunca fiz uma operação vendida para me proteger.

  2. Anderson Martins
    write on

    muito legal esse IVVB11, você pode ficar ativo em duas variáveis ao mesmo tempo e pode se beneficiar da movimentação delas ao mesmo tempo.

    1. Boa tarde Anderson! Sim, é muito interessante, só é preciso tomar cuidado quando as duas variáveis derretem (tipo, queda do S&P e do dólar), aí é complicado, mas de resto, eu acho muito bom IVVB11.

      1. Anderson Martins
        write on

        Verdade, se os dois derreterem o bicho pega, mas pra fazer hedge contra isso só se operar no mercado futuro.

        1. Anderson, talvez sim. O bom mesmo seria manter uma posição em dólar e outro também. Por exemplo, o Coronavírus, ou até mesmo a crise entre os EUA e a China. Esses dois eventos derrubam a bolsa, mas fazem a moeda americana ficar mais cara no Brasil e demais países. Isso acontece porque o dólar é visto como refugio em momentos de crise (de forma bem similar ao ouro). O mercado futuro até pode ser uma opção, mas aí o meu conhecimento é demasiadamente limitado.

  3. Oi Oliver, a composição da carteira do SMAL11 é sempre a mesma?

    1. Boa tarde Raquel! A composição de SMAL11 vai seguir o índice de Small caps. Se o índice mudar, o ETF vai alterar sua configuração para se adaptar ao índice.

  4. ALEXANDRE LOURENCO DE MEDEIROS
    write on

    Sou novato com renda variavel. Tenho Smal11 e já está -40%, qual o conselho?

    1. Boa noite Alexandre. Primeiro, você deve analisar a sua carteira como um todo. Se SMAL11 ocupa uma parcela pequena do seu portfólio, a venda do ETF não é interessante. Se você possui um invesamento confederável no mesmo, veja a possibilidade de liquidar e assim, diversificar melhor a carteira. De qualqer forma, no longo prazo, eu espero que SMAL11 venha a se valorizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *