O Ibovespa no último dia 05/08/2019 caiu, chegando a ficar abaixo dos 100 mil pontos, e agora? É hora de comprar mais ou não?
Em minha opinião, é hora de comprar mais. Na verdade, antes de qualquer coisa, é hora de analisar bem a carteira e decidir o que fazer.
Títulos de renda fixa, realmente não estão rendendo tanto quanto antes. Lá em 2016, por exemplo, havia fartura com juro na casa dos 14% ao ano.
Dependendo de como era, você poderia comprar prefixados acima dos 19% ao ano! Investimento protegido pelo FGC que poderia durar mais de 5 anos, lhe entregando ao final mais do que 2 vezes o valor aplicado.
Enfim, o negócio era muito bom mesmo, mas agora, estamos caminhando para o juro bem próximo da inflação, coisa perto dos 5% ao ano.
Em um cenário assim, o juro real ficará na casa dos 1% ao ano. Coisa que nunca antes na história do Brasil, presenciamos.
Então a renda fixa, em minha opinião, deve ser observada como uma forma de manter valores líquidos e corrigidos. sem arriscar muito (deixar isso mais para a renda variável mesmo)
Portanto o destino poderia ser o Tesouro Selic ou coisa similar. Arriscar em CDB de bancos menores com longo prazo de vencimento, para conseguir algo próximo dos 110% do DI, (ou 5,5% ao ano, caso o DI esteja em 5%) é um tanto quanto arriscado (eu acho).
Não era para ser assim
Depois do corte de 0,5% no juro, tudo estava armado para ver o Ibovespa avançando mais um pouco pelo menos.
Reduzindo os juros e deixando ativos de risco como as ações mais interessantes, era algo “lógico”, porém, após o corte de juros, mais atritos no exterior, entre os Estados Unidos e a China trouxeram um banho de água fria em todo o mercado, inclusive no brasileiro.
Coisa que eu sinceramente, acredito que seja passageiro. Já vimos ainda esse ano, movimentações bem similares acontecerem gerando perdas em todos os lugares, mas depois, com alguns dias, ou semana, as coisas voltaram ao que era antes e até melhoraram um pouco.
Portanto, eu acredito que mesmo com todo esse “pessimismos” do mercado, a bolsa de valores ainda continua sendo algo extremamente interessante e atraente.
Por isso eu novamente coloco como o meu investimento favorito BOVA11. O esquema é o seguinte; “Menos é mais”. Você compra BOVA11 e fica atrelado ao principal índice da bolsa brasileira sem grandes problemas.
Se tudo se confirmar (de positivo) e a bolsa voltar aos patamares anteriores, BOVA11 provavelmente voltará aos R$ 102,00, ou algo acima. Movimentação que vai consequentemente, gerar uma boa valorização aos cotistas que entrarem agora. É claro que o inverso também pode acontecer.
Sem falar que as atuais condições do Brasil, e do mercado, em minha opinião, são para algo acima disso (ou seja, para uma valorização acima dos últimos “tetos”). Então, estaríamos aproveitando um momento para conseguir comprar BOVA11 um pouco mais barato, faturar com uma “volta do índice” e posterior valorização alcançando novos níveis.
Exemplos de momentos onde a bolsa despencou
Noticias referentes ao nosso governo e as brigas econômicas pelo globo, podem ocasionar momento de stress. Eu acredito que esses atritos “internos e externos”, até o momento, são “benignos”, ou seja, não vejo que algo ali pode ocasionar uma crise maior.
Antes mesmo da votação da previdência na câmara dos deputados, houve uma troca de farpas entre os “chefes” das casas, e isso mostrou certa fragilidade em todo esquema, havendo até, a suposição que o ministro da economia Paulo Guedes, poderia vir a sair.
Enfim, nada disso aconteceu. Houve uma semana turbulenta, mas logo após, todos ficaram amigos, votaram a previdência, e a mesma passou,
Resumo da história; vários ativos na bolsa sofreram um primeiro impacto, depois voltaram aos níveis anteriores, e alguns até conseguiram se valorizar ainda mais.
E agora? Talvez uma eventual reconciliação entre a China e os Estados Unidos, possa gerar uma “paz” no mercado, trazendo um pouco mais de tranquilidade a todos.
É lógico que uma resolução entre as relações econômicas entre os dois países é algo mais complexo, mas eu acredito que uma hora, alguma coisa deve sair. Algum dos dois terá que ceder.
Enfim tudo isso são suposições e ideias sobre “o que pode acontecer”. Coisas ruins também podem ocorrer, mas o momento se mostra bem otimista e com juro baixo. A meu ver não há muitas alternativas, além da renda variável.
Além de BOVA11.
O mercado de fundos imobiliários não sofreu muito com a queda do mercado em si, por isso, talvez aqui, não há muitas oportunidades.
Mas ainda sim, o investimento em FII pode ser uma boa. Se você não tem muita paciência para analisar fundo por fundo, uma alternativa interessante é o investimento em fundos de fundos, ou em fundos que investem em CRI.
Com uma taxa de juro em 6%, uma rentabilidade acima dessa marca e líquida de IR pode ser uma excelente alternativa.
Depois temos as ações. Aqui você terá que dar uma boa olhada nos números das empresas e verificar qual é a mais interessante.
Dica; dê preferência a empresas que façam boas distribuições. Desse modo você não precisa investir com o foco em lucrar com a valorização da ação, mas pode investir visando o recebimento de dividendos.
Assim, você permanece investido e recebendo pagamentos periódicos. No mercado existem boas oportunidades com empresas distribuindo valores que podem chegar a ultrapassar os 6% ao ano. Exemplo; TRPL4 e PSSA3.
Não é só BOVA11 que é um ETF negociado em bolsa não, além de BOVA11 existem outros ETF como SMAL11.
SMAL11 é um ETF que segue de perto o índice de Small Caps. Esse índice é formado por empresas de menor expressão (em comparação com as firmas que fazem parte do Ibovespa).
Não são empresas ruins, mas sim, firmas que estão se consolidando no mercado, ou que ainda não contam com uma operação tão grande que nem outras firmas consideradas “Blue Chips”.
Naturalmente, as Small Caps são empresas que podem gerar ganhos maiores por meio da valorização de suas ações.
Observando isso, o investimento em tal ETF também é uma boa alternativa, ainda mais quando temos um cenário otimista para o futuro.
Jander Souza
write onJá se recuperou!!
oliver
write onBoa tarde Jander! Sim, mas BOVA11 ainda está a um preço interessante =)
Luccas Freixo
write onMesmo na queda recente não achei que o preço da bolsa ficou baixo, pelo contrário. Acredito que a bolsa está cara, apesar do momento positivo, a ação está com preço elevado.
oliver
write onBoa tarde Luccas! Você acha que a bolsa não sobe mais? Olha.. o caro pode ficar mais caro heheheheehe
Juca K.
write onConcordo! No geral está tudo meio caro mesmo para quem pensa em ter lucro no cp, mas pra LP ações de empresas boas sempre valem a pena.
oliver
write onBoa tarde Juca! O negócio é investir visando o longo prazo mesmo =)
Yuri
write onIsso é o que eu mais gosto nos fiis. Eles não são tão voláteis. Não seguem a bolsa.
oliver
write onBoa tarde Yuri! Mas é bom ter uma posição em bolsa também! hahahahaahah
Alana Delfino
write onBova11 é o melhor fundo, gosto muito. Para quem acha que investir em fundo te deixa meio preguiçoso, uma boa opção é aplicar em em algumas ações tbm. Aí da pra garantir uma gestão profissional e ainda brincar um pouco na bolsa
oliver
write onBoa tarde Alana! Exato, uma posição em BOVA11, ou SMAL11 e algumas ações para conseguir puxar a carteira para cima