INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.

INTRODUÇÃO AO INVESTIR EM AÇÕES

Introdução – Análise Fundamentalista

Análise Fundamentalista – O mercado de ações é disponível e aberto a investidores de todo o mundo, é um lugar onde as companhias estão listadas em domínio público e permite que investidores comprem um pedaço da companhia para potencialmente lucrar com seu crescimento e lucros. Existem literalmente milhares de companhias para se escolher, das maiores multinacionais como a Apple Inc. até as pequenas companhias microcap que podem valer apenas alguns poucos milhões.

Então, basicamente, comprando 1 ou 1000 ações em uma companhia, você será um dono parcial daquele negócio e compartilhará em seus lucro e sofrerá em suas perdas.

Os investidores procurarão por companhias nas quais eles entendem o negócio e seus prospectos, talvez algo que eles leram no jornal chamou sua atenção, uma dica de um companheiro investidos ou eles gostaram e possuem o produto e muitas outras razões.

Análise Fundamentalista

No total, existem geralmente 2 escolas de pensamento quando se tenta fazer lucro com investimento em ações. Existe usar análise fundamental, que ficou famosa por Benjamin Graham e seu mais famoso discípulo Warren Buffett, que envolve estudar a companhia, suas declarações fiscais, declarações sobre o futuro e a indústria em geral para chegar a uma conclusão se as ações poderiam subir ou cair, geralmente baseada em uma visão de médio a longo prazo.

A segunda rota é análise técnica, também conhecida como “ler a fita”, na qual investidores famosos como Jesse Livermore fizeram suas fortunas. Com análise técnica, o investidor não necessariamente precisa saber como funcionam as operações e as declarações fiscais do negócio. Esse tipo de análise requer que o investidor estude o preço da ação e seu movimento, lendo as cartas à procura de tendências, aumentos em volume diário e padrões nas cartas que se repitam, permitindo ao investidor lucrar com essas tendências.

Investir em ações pode ser arriscado e volátil, já que não existe um ganho garantido no seu dinheiro vivo, perdas podem acontecer e acontecem. Mas, simplesmente, a razão pela qual muitos investidores investem em ações é que elas possuem os retornos potenciais mais altos. E, a longo prazo, nenhum outro tipo de investimento tende a se sair melhor.

>>2.Lição – O Que é análise fundamentalista e por que ela é útil?