INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.
[mp_heading]

INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA

[/mp_heading]
[mp_image id=”10770″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”center” margin=”none,none,20,none”]

O que é Macroeconomia e Microeconomia

Macroeconomia

A macroeconomia foca na tentativa de compreender os eventos que afetam a economia como um todo. A palavra macro é derivada da palavra grega makro, que significa “grande”, por isso, a usamos para definir a perspectiva de toda a economia.

A macroeconomia analisa todos os indicadores agregados e os fatores microeconômicos que influenciam a economia. O governo e as corporações utilizam modelos macroeconômicos para ajudar na formulação de políticas e estratégias econômicas.

Algumas das principais questões abordadas pela macroeconomia incluem: O que causa o desemprego? O que causa a inflação? O que cria ou estimula o crescimento econômico? A macroeconomia tenta medir o desempenho de uma economia, entender como ela funciona e como o desempenho pode melhorar.

 

John Maynard Keynes na maioria das vezes é creditado por uma das primeiras teorias de Economia que descreveu ou modelou o comportamento da economia, elementos dos trabalhos anteriores de Adam Smith e John Stuart Mill abordam claramente questões que agora seriam reconhecidas como sendo do domínio da macroeconomia.

Os tópicos que os economistas geralmente agrupam sob o título de macroeconomia incluem:

• A medição da renda nacional
• A relação entre poupança e investimento
• O custo de vida e a inflação
• Taxas de juros e influências
• Recessão, desemprego e crescimento econômico
• Dinheiro e bancos
• Sistema de Reserva Federal e Política Monetária
• Impostos, despesas e Política Fiscal do governo
• Comércio internacional e taxas de câmbio

 

As questões macroeconômicas são tema da maioria das notícias veiculadas pela mídia, porque são algo que afeta a todos nós.

Microeconomia

A microeconomia envolve o estudo do comportamento econômico de unidades individuais da economia (como uma pessoa, uma família, uma empresa ou indústria) e não da economia agregada (que é o domínio da macroeconomia).

A microeconomia preocupa-se principalmente com os fatores que afetam as escolhas econômicas individuais, os efeitos das mudanças nesses fatores nos tomadores de decisão individuais, como suas escolhas são coordenadas pelos mercados e como a oferta e a demanda são determinadas em mercados individuais.

Os principais temas abordados no âmbito da microeconomia incluem a teoria da procura, a teoria da empresa, a procura da mão de obra e outros fatores de produção.

A microeconomia é mais uma abordagem de baixo para a economia e foca nas tendências do que é provável que aconteça quando os indivíduos e as empresas fazem escolhas e suas interações com a oferta e a demanda. O que é provável que aconteça se certas condições mudarem.

<<1.LiçãoIntrodução aos Princípios da Economia                                 >>3.Lição,Oferta e Demanda