INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.

GLOSSÁRIO FINANCEIRO LETRA O

A       B       C       D       E       F       G       H       I       J       K       L       M       N       O       P       Q       R       S       T       U       V       W       X       Y       Z

[mp_heading]

OFERTA

[/mp_heading]

Quantidade de um bem ou serviço que pode ser vendido por um preço definido, em um dado mercado, durante um período de tempo determinado.

[mp_heading]

OFERTA PÚBLICA

[/mp_heading]
[mp_text]

Designa a colocação de determinado volume de valores mobiliários de uma empresa junto ao público, com vistas à sua capitalização.

[/mp_text]
[mp_heading]

OFFSHORE

[/mp_heading]
[mp_text]

Paraíso fiscal no exterior. São locais estabelecidos com o propósito de atrair negócios financeiros em moedas estrangeiras, por meio da criação de um ambiente fiscal e legal altamente convidativo. Tais locais são conhecidos como centros “offshore”. Amaioria deles está estabelecida em ilhas pequenas e de clima quente. Essa definição é um tanto arbitrária, porém, pois também abrange totalmente a Suíça que está situada, inegavelmente, no interior.

[/mp_text]
[mp_heading]

OIB (Opções Sobre o Índice Bovespa)

[/mp_heading]
[mp_text]

Essas opções proporcionam aos seus possuidores o direito de comprar ou vender um contrato com referência no índice Bovespa em uma data determinada. O prêmio e o preço do exercício são expressos em pontos do índice e o valor é determinado pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

[/mp_text]
[mp_heading]

OLIGOPÓLIO

[/mp_heading]
[mp_text]

Em economia, designa um tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela da oferta, acarretando a existência de poucos vendedores poderosos e muitos compradores pequenos (difere do monopólio pelo fato de que neste o controle do mercado é feito por apenas uma ou no máximo duas empresas): tendência que reflete a concentração da propriedade em poucas empresas de grande porte, através de fusão entre elas ou incorporação de pequenas empresas; geralmente mantém um nível estável de preços entre os produtos oferecidos, sendo a concorrência entre as empresas estabelecida mais na escala do marketing; ocorre normalmente nos setores que exigem grande volume de investimentos, cujos exemplos mais marcantes, em todo o mundo, são os de cigarros, lâmpadas elétricas, lâminas de barbear e mesmo computadores, além da, no Brasil como nos Estados Unidos, indústria automobilística.

[/mp_text]
[mp_heading]

OLIGOPSÔNIO

[/mp_heading]
[mp_text]

Situação de um mercado em que a concorrência é imperfeita do lado da demanda, devido à presença de um número muito limitado de compradores.

[/mp_text]
[mp_heading]

OPÇÃO

[/mp_heading]
[mp_text]

Alternativa de investimento baseada em um outro ativo. Nesta operação, o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prêmio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido ativo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito.

[/mp_text]
[mp_heading]

OPÇÃO DE COMPRA

[/mp_heading]
[mp_text]

Uma opção de compra dá o direito ao titular da opção de comprar uma quantia de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção). Também denominado como call, termo que vem do inglês.

[/mp_text]
[mp_heading]

OPÇÃO DE SWAP

[/mp_heading]
[mp_text]

O investidor que compra essa opção adquire o direito de fazer um swap numa data específica.

[/mp_text]
[mp_heading]

OPÇÃO DE VENDA

[/mp_heading]
[mp_text]

Uma opção de venda dá o direito ao titular da opção de vender um montante de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção).

[/mp_text]