OFERTA
[/mp_heading]Quantidade de um bem ou serviço que pode ser vendido por um preço definido, em um dado mercado, durante um período de tempo determinado.
OFERTA PÚBLICA
[/mp_heading]Designa a colocação de determinado volume de valores mobiliários de uma empresa junto ao público, com vistas à sua capitalização.
[/mp_text]OFFSHORE
[/mp_heading]Paraíso fiscal no exterior. São locais estabelecidos com o propósito de atrair negócios financeiros em moedas estrangeiras, por meio da criação de um ambiente fiscal e legal altamente convidativo. Tais locais são conhecidos como centros “offshore”. Amaioria deles está estabelecida em ilhas pequenas e de clima quente. Essa definição é um tanto arbitrária, porém, pois também abrange totalmente a Suíça que está situada, inegavelmente, no interior.
[/mp_text]OIB (Opções Sobre o Índice Bovespa)
[/mp_heading]Essas opções proporcionam aos seus possuidores o direito de comprar ou vender um contrato com referência no índice Bovespa em uma data determinada. O prêmio e o preço do exercício são expressos em pontos do índice e o valor é determinado pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
[/mp_text]OLIGOPÓLIO
[/mp_heading]Em economia, designa um tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela da oferta, acarretando a existência de poucos vendedores poderosos e muitos compradores pequenos (difere do monopólio pelo fato de que neste o controle do mercado é feito por apenas uma ou no máximo duas empresas): tendência que reflete a concentração da propriedade em poucas empresas de grande porte, através de fusão entre elas ou incorporação de pequenas empresas; geralmente mantém um nível estável de preços entre os produtos oferecidos, sendo a concorrência entre as empresas estabelecida mais na escala do marketing; ocorre normalmente nos setores que exigem grande volume de investimentos, cujos exemplos mais marcantes, em todo o mundo, são os de cigarros, lâmpadas elétricas, lâminas de barbear e mesmo computadores, além da, no Brasil como nos Estados Unidos, indústria automobilística.
[/mp_text]OLIGOPSÔNIO
[/mp_heading]Situação de um mercado em que a concorrência é imperfeita do lado da demanda, devido à presença de um número muito limitado de compradores.
[/mp_text]OPÇÃO
[/mp_heading]Alternativa de investimento baseada em um outro ativo. Nesta operação, o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prêmio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido ativo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito.
[/mp_text]OPÇÃO DE COMPRA
[/mp_heading]Uma opção de compra dá o direito ao titular da opção de comprar uma quantia de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção). Também denominado como call, termo que vem do inglês.
[/mp_text]OPÇÃO DE SWAP
[/mp_heading]O investidor que compra essa opção adquire o direito de fazer um swap numa data específica.
[/mp_text]OPÇÃO DE VENDA
[/mp_heading]Uma opção de venda dá o direito ao titular da opção de vender um montante de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção).
[/mp_text]