INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.

GLOSSÁRIO FINANCEIRO LETRA N

A       B       C       D       E       F       G       H       I       J       K       L       M       N       O       P       Q       R       S       T       U       V       W       X       Y       Z

[mp_heading]

NAFTA

[/mp_heading]

Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Conjunto de regras e acordos comerciais entre Canadá, Estados Unidos e México. O principal objetivo do bloco é constituir uma zona de livre comércio, visando à eliminação de barreiras às transações de bens, serviços e capitais a fim de gerar mais oportunidades de trocas comerciais e crescimento dos fluxos de investimentos entre os países membros. O Nafta, na sigla em inglês, foi estabelecido em 1994 como uma ampliação do FTA, acordo comercial dos Estados Unidos com o Canadá.

[mp_heading]

NEOCLÁSSICOS

[/mp_heading]
[mp_text]

Escola que se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX e início do século XX. Partindo de princípios liberais (economia de mercado), foi responsável pela consol idação da formalização analítica em Economia e pelo uso intensivo da Matemática. A preocupação principal era com a alocação ótima de recursos. Criou a teoria do valor-utilidade, pelo qual o preço dos bens é formado a partir do grau de satisfação que o consumidor espera obter do bem, contrapondo-se à teoria do valor trabalho, pelo qual o valor dos bens seria derivado do lado da oferta, ou dos custos da mão-de-obra. Seus principais expoentes são Alfred Marshall, Leon Walras, Vilfredo Pareto, Joseph Schumpeter e Francis Edgeworth, entre outros.

[/mp_text]
[mp_heading]

NEOLIBERALISMO

[/mp_heading]
[mp_text]

Doutrina políticoeconômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições da economia moderna, especificamente a partir do final da década de 30: como a escola liberal clássica, sustenta que a vida econômica é regida por uma ‘ordem natural’ constituída por livres decisões individuais, cuja mola mestra é o mecanismo do mercado, ainda que defenda seu disciplinamento — não para asfixiá-lo, mas para garantir-lhe sobrevivência, a ser feito pelo Estado, a fim de combater as distorções, e pela criação dos chamados mercados concorrenciais, do tipo Mercado Comum Europeu, além de pregar a defesa da pequena empresa e a rejeição aos grandes monopólios.

[/mp_text]
[mp_heading]

NETWORKING

[/mp_heading]
[mp_text]

Um termo importado da informática relativo à ligação entre terminais de computador para que o acesso aos dados possa ser partilhado por diversos utilizadores. O melhor exemplo de networking á escala global é o da Internet, que permite a ligação em rede e on line (em tempo real) entre um ou vários indivíduos localizados em qualquer ponto do mundo. È uma expressão que pode igualmente designar a forma como as grandes companhias de serviços (auditoras,
consultoras, agências de publicidade ou firmas de advogados) se podem internacionalizar
sem recorrer à abertura de novas delegações regionais.

[/mp_text]
[mp_heading]

NICHO

[/mp_heading]
[mp_text]

Em comércio, usa-se a palavra com a significação de niche, termo de origem inglesa que exprime ‘boa colocação’. Nicho de negócios define um segmento de mercado que surge em função de novos hábitos de consumo ou do lançamento de produto ou serviço inéditos. Nicho propício é um termo de marketing que define a posição no mercado, previamente planejada, para um produto recém lançado.

[/mp_text]
[mp_heading]

NOTA PROMISSÓRIA

[/mp_heading]
[mp_text]

Título emitido pelo devedor, que se obriga a pagar o seu credor, ou a sua ordem, uma determinada importância, numa data de vencimento definida.

[/mp_text]
[mp_heading]

NPV

[/mp_heading]
[mp_text]

Sigla que vem do inglês e significa “Net Present Value”. Usado na análise de investimentos, o valor presente líquido (ou VPL) é calculado como sendo a diferença entre o valor inicial investido no projeto e o valor presente dos fluxos de caixa projetados deste mesmo projeto. É também conhecido como valor atual líquido. Um projeto cujo VPL é negativo, normalmente deve ser rejeitado.

[/mp_text]
[mp_heading]

NTN

[/mp_heading]
[mp_text]

Nota do Tesouro Nacional. É um papel que têm várias destinações.Pode ser para cobrir rombos do Orçamento da União ou até para troca dedívida externa (em dólares) por dívida interna. Têm várias séries, cada umacom um tipo de correção: cambial, índices variados de inflação, TR, TJLP, etc.

[/mp_text]