LAJIDA
[/mp_heading]Sigla que significa “Lucro Antes de Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização”, e que dá uma idéia da capacidade de geração de caixa operacional de uma empresa. A diferença entre o LAJIR e o LAJIDA é que este último exclui as despesas que não alteram o caixa de uma empresa, como é o caso da depreciação e amortização de ativos.
LAJIR
[/mp_heading]Sigla que significa “Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda”, e que reflete o resultado das atividades operacionais da empresa. Ao contrário da definição de lucro operacional no Brasil, o cálculo do LAJIR permite estimar o resultado das operações sem a inclusão das receitas ou despesas financeiras.
[/mp_text]LBC
[/mp_heading]Letra do Bacen. Papel com taxa pós-fixada que rende a taxa Selic.
[/mp_text]LEASING
[/mp_heading]Modalidade de crédito profissional formada por um contrato de locação de equipamentos mobiliários ou imobiliários, acompanhado de uma promessa de venda ao locatário.
[/mp_text]LETRA DE CÂMBIO
[/mp_heading]Título comercial, através do qual um credor, chamado de emitente, ordena que o devedor, ou sacado, pague no prazo indicado uma importância precisa a uma terceira pessoa designada, a beneficiário.
[/mp_text]LETRA IMOBILIÁRIA
[/mp_heading]Título emitido por sociedades de crédito imobiliário destinado à captação de recursos para o financiamento de construtores e adquirentes de imóveis.
[/mp_text]LEVERAGE – Igual a Alavancagem
[/mp_heading]Leverage é um termo genérico que designa qualquer técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade através de endividamento.
[/mp_text]LFT
[/mp_heading]Letras Financeiras do Tesouro. Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para a cobertura de déficit orçamentário, exclusivamente sob a forma escritural, no Selic. Título de rentabilidade pósfixada, definida pela Taxa Selic.
[/mp_text]LIBOR
[/mp_heading]É a taxa de juros cobrada sobre os empréstimos em moeda estrangeira e que vigora no mercado financeiro internacional de Londres.
[/mp_text]LINHA DE CRÉDITO
[/mp_heading]É um acordo sujeito a revisões periódicas, que um banco e um cliente fazem para tomar crédito de forma simples, dentro de um limite previamente estabelecido.
[/mp_text]