JOINT VENTURE
[/mp_heading]Associação entre empresas ou entre países para trabalharem juntos em projetos ou empresas, cujo capital fazem parte.
JURO
[/mp_heading]Custo ou preço do dinheiro. É a remuneração que o detentor do dinheiro recebe por abrir mão dele por um período de tempo. O valor do juro (seu percentual) é considerado como o custo ou preço do dinheiro. Como qualquer outro bem na economia, o custo do dinheiro (taxa de juro) é determinado pela oferta e procura.
[/mp_text]JURO BANCÁRIO
[/mp_heading]A taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações efetuadas junto aos clientes varia com o tipo de operação realizada: cheque especial, empréstimo pessoal, desconto de duplicata, capital de giro etc. Os valores são, em geral fixados pelos movimentos do mercado, isto é, giram em torno de taxas comuns a todos os bancos, com pequenas variações conforme a política do estabelecimento.
[/mp_text]JURO EXATO
[/mp_heading]São aqueles incidentes tomando-se por base um ano de 365 dias.
[/mp_text]JURO FUTUROS
[/mp_heading]São os contratos negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em que os investidores apostam na tendência das taxas no futuro.
[/mp_text]JURO DE MORA
[/mp_heading]Valor acrescentado ao montante de uma dívida financeira, decorrente da mora, isto é, atraso no pagamento: cobrado ao devedor que não cumpriu as obrigações contratuais, voluntária ou culposamente.
[/mp_text]JURO NOMINAL
[/mp_heading]Juro correspondente a um empréstimo ou financiamento, incluindo a correção monetária do montante emprestado. É o atual valor monetário da taxa de juro desajustado das subidas do nível geral dos preços, isto é, da inflação (Juro nominal = Juro real + inflação).
[/mp_text]JURO SIMPLES
[/mp_heading]Ao contrário do juro composto, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do principal (ou montante) do empréstimo ou aplicação.
[/mp_text]