INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.

GLOSSÁRIO FINANCEIRO LETRA G

A       B       C       D       E       F       G       H       I       J       K       L       M       N       O       P       Q       R       S       T       U       V       W       X       Y       Z

[mp_heading]

GAAP (Generally Accepted Accounting Principles)

[/mp_heading]

Princípios de contabilidade geralmente aceitos ou reconhecidos (através da ordem dos contadores)

[mp_heading]

GARANTIA

[/mp_heading]
[mp_text]

Compromisso adicional que se estabelece numa transação, como forma de assegurar sua realização e/ou lisura.

[/mp_text]
[mp_heading]

GDP

[/mp_heading]
[mp_text]

Sigla em inglês que significa Gross Domestic Product, o que equivale em português ao Produto Interno Bruto, ou PIB. O Departamento de Comércio dos EUA divulga mensalmente relatório sobre o Produto Interno Bruto (PIB), responsável pela mensuração do volume de bens e serviços produzidos na economia em determinado período. Esse índice é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio externo. É importante ressaltar que o consumo representa 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes com menor volatilidade dentro do índice.

[/mp_text]
[mp_heading]

GDR (GLOBAL DEPOSITARY RECEIPT)

[/mp_heading]
[mp_text]

Sigla em inglês que denomina os Global Depositary Receipts. Os GDRs funcionam de maneira semelhante aos ADR´s, porém são negociados em outros países que não os Estados Unidos. Nos GDRs o banco depositário é deste país e as cotações são expressas na moeda corrente deste país.

[/mp_text]
[mp_heading]

GLOBALIZAÇÃO

[/mp_heading]
[mp_text]

Neologismo que procura sintetizar a interdependência orientada pela cooperação recíproca entre nações e povos de todo o globo, facilitada pela falência dos blocos ideológicos antagônicos. De certa forma, os limites fronteiriços são cada dia mais permeáveis ao intercâmbio cultural e científico e, principalmente, à difusão de novas tecnologias.

[/mp_text]
[mp_heading]

GOODWILL

[/mp_heading]
[mp_text]

O goodwill é um activo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim o goodwill é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio). O goodwill é o reflexo do valor intangível de uma empresa que se consubstancia, por exemplo, no valor da sua marca, na sua carteira de clientes, nos seus recursos humanos, etc.

[/mp_text]
[mp_heading]

GRÁFICO

[/mp_heading]
[mp_text]

Cotações apresentadas sobre um plano cartesiano que possibilitam a leitura do fluxo de oferta e demanda e que mostram a tendência do mercado.

[/mp_text]
[mp_heading]

[/mp_heading]
[mp_text] [/mp_text]