INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.

GLOSSÁRIO FINANCEIRO LETRA D

A       B       C       D       E       F       G       H       I       J       K       L       M       N       O       P       Q       R       S       T       U       V       W       X       Y       Z

[mp_heading]

D+1

[/mp_heading]

No jargão bancário, define as condições pactuadas entre o banco e o cliente para a cobrança de duplicatas, notas promissórias, etc. Consiste no recebimento pelo banco do valor do título no dia (D) do vencimento, fazendo a retenção dos recur sos correspondentes por um dia (+1). Há casos em que o numerário só está disponível em conta corrente dois dias após a liquidação do título (D+2).

[mp_heading]

DATA DE EXERCÍCIO DA OPÇÃO

[/mp_heading]
[mp_text]

Dia em que o detentor exerce seu direito de comprar ou vender a ação-objeto da opção no mercado à vista.

[/mp_text]
[mp_heading]

DATA DE VENCIMENTO DA OPÇÃO

[/mp_heading]
[mp_text]

Dia em que se extingue o direito de uma opção. A partir da data de vencimento extingue-se o direito do detentor exercer a compra ou venda da ação-objeto no mercado à vista. Existem dois tipos de opções: Americana (adotada no mercado brasileiro), na qual o detentor do direito pode exercê-lo até a data de vencimento; e Européia, na qual o detentor do direito pode exercê-lo apenas na data do vencimento. Na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a data de vencimento corresponde à quarta-feira mais próxima do dia 15 de todos os meses.

[/mp_text]
[mp_heading]

DAY TRADE

[/mp_heading]
[mp_text]

Expressão em inglês que significa a realização de uma operação financeira e sua liquidação no mesmo dia, isto é, a compra e a venda de um título por um mesmo operador num mesmo dia, realizandose, dessa forma, um ganho ou uma perda imediatos. O mecanismo também é conhecido
como “in-and-out trade”.

[/mp_text]
[mp_heading]

DEBÊNTURES E DEBÊNTURES CONVERSÍVEIS EM AÇÕES

[/mp_heading]
[mp_text]

Títulos emitidos por sociedades anônimas, representativos de parcela de empréstimo contraído pela emitente com o investidor, a médio e/ou longo prazos, garantidos pelo ativo da empresa. No caso de debêntures não conversíveis, o empréstimo é liquidado normalmente no prazo previsto. Quanto às debêntures conversíveis em ações, o investidor poderá, em prazos determinados e sob condições previamente definidas, optar pela conversão de seu valor em ações, incorporando-o ao capital da sociedade emitente. Todas as condições pertinentes à emissão, prazos, resgates, rendimentos, conversão em ações e vencimentodedebênturessão obrigatoriamente fixados em assembléia geral de acionistas.

[/mp_text]
[mp_heading]

DÉBITO

[/mp_heading]
[mp_text]

Dívida, obrigação; parte de uma conta na qual se lançam os valores que lhe diminuem o montante.

[/mp_text]
[mp_heading]

DEFAULT

[/mp_heading]
[mp_text]

Declaração de insolvência do devedor, decretada pelos credores quando as dívidas não são pagas nos prazos estabelecidos. A cláusula de default faz parte dos contratos assinados pelo Brasil em seus empréstimos com as instituições financeiras internacionais.

[/mp_text]
[mp_heading]

DÉFICIT

[/mp_heading]
[mp_text]

Em linguagem contábil, é um excesso de passivo em relação ao ativo, isto é, as despesas e pagamentos são maiores que o faturamento e o total de crédito. Nas finanças públicas, fala-se em déficit orçamentário quando as despesas são superiores à arrecadação e em déficit da balança comercial quando o valor total das importações é superior ao total das exportações. Nas contas do governo, o déficit pode ser considerado déficit primário (inclui todas as receitas e todas as despesas do governo menos juros) e déficit nominal. A diferença entre os dois é que o segundo inclui as despesas com juros das dívidas interna e externa do setor público.

[/mp_text]
[mp_heading]

DEFLAÇÃO

[/mp_heading]
[mp_text]

Termo que reflete a queda do nível geral dos preços, ou seja, é o oposto de inflação.

[/mp_text]
[mp_heading]

DELTA

[/mp_heading]
[mp_text]

É um indicador que mostra a variação do preço de uma opção, de compra ou venda, de ação em relação à própria ação.

[/mp_text]