INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.
[mp_heading]

O QUE É ANÁLISE TÉCNICA E POR QUE É UTIL?

[/mp_heading]
[mp_image id=”16045″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”center” margin=”none,none,20,none”]

O Que é Análise Técnica e por que ela é útil?

O Que é Análise Técnica – Análise técnica é usada na previsão de movimentação de preços de uma ação, commodity ou câmbio de moedas baseada no estudo da movimentação dos preços passados, geralmente estudada por meio de gráficos. Investidores Técnicos não trabalham com a teoria de qual deveria ser o preço, é mais semelhante à previsão do tempo, onde se antecipam o que é mais provável que aconteça estudando os preços anteriores.

Em termos básicos, análise técnica é observar as forças da oferta e demanda em ação para ver como os preços estão sendo influenciados.

O preço se referirá a qualquer combinação do preço inicial do dia, preço mais alto do dia ou os baixos de uma respectiva ação em um período de tempo específico. O período escolhido depende totalmente do investidor e seu estilo individual.

Alguns trocarão em gráficos de 1 ou 5 minutos buscando por movimentações no mesmo dia e fechando as posições sempre antes do fim das trades. Outros podem trabalhar com gráficos de 15 minutos, 30, ou mesmo de hora em hora, segurando as posições por até alguns poucos dias. Então há os de longo prazo, que manterão suas posições por um período de meses até anos, conforme estudam os padrões de longo prazo.

Base da Análise Técnica

Dos escritos de Charles Down através dos anos, as fundações da análise técnica foram colocadas. Com três teorias básicas:

1. O Preço Desconta Tudo

De acordo com essa teoria, a análise técnica presume que o preço atual reflete todas as informações disponíveis, e consequentemente que os mercados são eficientes de acordo com a hipótese do mercado eficiente, popular com os acadêmicos.

Como todas as informações já estão refletidas no preço, ele é justo e o mercado pôs seu preço, que é o acúmulo de todos os seus participantes. A partir deste argumento, os investidores técnicos concluem que não há necessidade de estudar as minúcias fundamentalistas da companhia ou setor, pois todas as informações já se refletem no preço, por isso, a análise deve ser feita apenas se baseando na movimentação do mesmo.

 

 

2. A Movimentação dos Preços não é Aleatória

Toda a ideia do estudo dos preços é porque os investidores podem encontrar tendências e padrões que se repetem com o tempo, e os mesmos padrões também podem ser encontrados em um gráfico do último minuto ou do último dia.

Os Técnicos concordam que, apesar de haverem períodos de movimentação aleatória, existem períodos de tendência na movimentação dos preços das ações. O objetivo do investidor usando is gráficos é identificar quando esses períodos de tendência estão acontecendo e pular na onda.

Essas movimentações de preços podem ser profecias autocompletantes, já que muitos investidores técnicos estão olhando os mesmos indicativos e pulam ao mesmo tempo, o que por si só pode mover o preço da ação.

3. “O quê” é mais importante que “por quê”

Um analista técnico está interessados no que está acontecendo e não a sua causa. Como um fundamentalista tentaria entender as minúcias do motivo do crescimento do negócio e aumento das ações, um técnico pode ser descrito como um investidor que sabe o preço de tudo mas não sabe o valor de nada.

Análise técnica presta atenção em duas coisas.

1. Qual o preço atual?
2. Qual é o histórico da movimentação do preço?

Como o preço é o resultado simples das forças da oferta e demanda, os investidores técnicos não precisam saber o motivo. Tudo no qual eles focam é que é mais compradores ou mais vendedores e então escolhem um lado. Por exemplo, o preço de uma ação vem subindo na última semana.

Um analista técnico verá isso como uma tendência e um canal para cima onde há mais compradores que vendedores, podendo concluir que essa tendência provavelmente continuará, tomará a decisão de comprar, esperando uma continuação da tendência do histórico do preço.

Nos passos restantes, veremos a análise técnica um pouco mais a fundo. Apesar de a mesma possuir uma grande gama de material e só veremos uma introdução ao assunto, existem muitos livros excelentes sobre trades e análise técnica.

<< 1.Lição,Introdução à Análise Técnica de Ações                                   >> 3.Lição – Como fazer uma análise técnica