INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.
[mp_heading]

INDICADORES E OSCILADORES TÉCNICOS

[/mp_heading]
[mp_image id=”16045″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”center” margin=”none,none,20,none”]

Indicadores e Osciladores técnicos

Indicadores e Osciladores técnicos – Indicadores e cálculos que dão suporte às informações das tendências acumuladas pela movimentação de preços e outros fatores na decisão do investidor de comprar ou vender uma ação. Alguns indicadores podem ter qualquer valor, enquanto outros estão restritos a uma gama particular de valores, como de 0 a 100.

Os últimos indicadores são chamados de osciladores. Indicadores podem ser leading ou lagging. Indicadores de lead preveem a movimentação dos preços e são mais úteis durante tendências horizontais para sinalizar tendências de alta ou baixa. Indicadores de lag confirmam a movimentação dos preços e são mais úteis durantes tendências  de alta ou baixa.

O que é um “Oscilador”

Um oscilador é uma ferramenta utilizada por investidores que é atada entre dois valores extremos e construída com os resultados de um indicador de tendências para descobrir condições onde o preço já subiu demais (overbought) ou desceu demais (oversold) a curto prazo.

Conforme o valor do oscilador se aproxima do valor extremo mais alto, o ativo é tido como overbought, e conforme se aproxima do extremo mais baixo, é tido como oversold, com níveis de 20 ou menos sendo oversold e acima de 80 sendo overbought.

Aqui está uma lista dos indicadores e osciladores mais usados pelos traders, a lista é curta mas há muito mais variantes e indicadores que um investidor pode usar e buscar em muitos livros escritos sobre análise técnica e trading. Quais indicadores usar só depende do estilo do investidor.

Médias Móveis dos Preços

1. Média Móvel Simples (MMS)

Uma média móvel simples é uma média móvel aritmética calculada somando o preço de fechamento de segurança por um número de períodos de tempo e então dividindo o total pelo número de períodos.

2. Média Móvel Exponencial (MME)

A média móvel exponencial pesa os preços atuais mais do que os pesos passados. Isso dá a ela a vantagem de ser mais rápida só responder às flutuações de preços do que a média simples; porém, isso também pode ser visto como uma desvantagem, pois a MME é mais inclinada à violinadas.

 

 

Osciladores de Trading

3. Oscilador Estocástico

Desenvolvido por George C. Lane no fim dos anos 50, o Oscilador Estocástico é um indicador de impulso que mostra o local do parente próximo da gama alta-baixa em um número determinado de períodos. De acordo com um entrevista com Lane, o oscilador estocástico “não segue o preço, não segue o volume nem nada do tipo. Ele segue a velocidade ou o impulso do preço. Como regra, o impulso muda de direção antes do preço.”

4. Índice de Força Relativa (IFR)

Desenvolvido por J. Welles Wilder, o índice de força relativa (IFR) é um oscilador de impulso que mede a velocidade e a mudança na movimentação do preço. O IFR oscila entre 0 e 100. Tradicionalmente, e de acordo com Wilder, o IFR é considerado overbought quando acima de 70 e oversold quando abaixo de 30.

Indicador de Tendências

5. Média Móvel Convergente e Divergente (MMCD)

MMCD é a abreviação de média móvel convergente/divergente, que é um indicador de trading usado na análise técnica dos preços de ações, criado por Gerald Appel no final dos anos 70. O MMCD é a diferença entre uma MME “rápida” (de curto prazo) e uma “lenta” (de longo prazo) dos preços.

Canais de Preços

6. Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger foram desenvolvidas pelo famoso trader técnico John Bollinger. São plotadas dois desvios padrões de distância de uma média móvel simples e são uma técnica altamente popular de análise técnica. Muitos traders acreditam que quanto mais próximo o preço se move da banda superior, mais overbought está o mercado e, quanto mais próximos da banda inferior, mais oversold.

7. Canais de Keltner

Os canais de Keltner são um indicador de banda de média móvel cujas bandas superior e inferior se adaptam às mudanças na volatilidade usando a Average True Range. Os canais de Keltner são isados para sinalizar possíveis quebras de preço, mostrar tendências e leituras overbought e oversold.

<<3.Lição,Como fazer uma análise técnica                                  >>5.Lição – Estrategias e Sistemas de Trading