INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.
[mp_heading]

 

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

[/mp_heading]
[mp_image id=”11425″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”center” margin=”none,none,20,none”]

Demonstração de fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai de um negócio e é relatado usando a declaração de fluxo monetário. A declaração mostrará o valor líquido de dinheiro e equivalentes entrando e saindo da companhia.

O que é a declaração de fluxo monetário

A declaração de fluxo de caixa é uma das principais declarações financeiras usadas por investidores ao analisar os fundamentos de um negócio. Ela relata o dinheiro gerado pelo negócio e usado durante o intervalo de tempo especificado no cabeçalho (relatório trimestral ou anual).

A declaração de fluxo monetário é diferente da declaração de renda e balanço patrimonial pois não inclui o dinheiro futuro que entrará ou sairá, registrado como crédito.

 

 

Como é dividida a declaração

A declaração de fluxo monetário nas declarações financeiras de um negócio são relatadas dentro de três classificações separadas, como a seguir:

Atividades Operacionais

Essas são as atividades geradoras de renda da companhia e estão geralmente associadas a lucros e gastos. Alguns exemplos são:

Notas fiscais (da venda de bens e serviços)
Contas recebíveis
Inventário
Seguro pré-pago
Contas pagáveis
Ordenados pagáveis
Taxas de renda pagáveis
Juros pagáveis

Atividades de Investimento

Esses são investimentos ou vendas de ativos a longo prazo do negócio e essa seção da declaração de fluxo monetário relata mudanças no equilíbrio de contas ativas a longo prazo, tais como:

Investimentos a longo prazo
Terras
Imóveis
Equipamentos
Mobiliário

Atividades financeiras

Essa seção da declaração de fluxo monetário relata mudanças nos balanços dos passivos de longo prazo e das contas de equidade acionista, tais como:

Notas pagáveis (geralmente vencendo após um ano)
Vínculos pagáveis
Taxas de renda deferidas
Ações preferenciais
Ações comuns
Ganhos retidos
Ações do tesouro

Resumidamente, atividades financeiras envolvem a emissão e/ou a recompra dos vínculos da própria companhia ou ações assim como empréstimos e pagamentos tanto de curto quanto longo prazo.

O motivo da declaração de fluxo de caixa ser útil

É porque a declaração de renda é preparada sob a base de acréscimo da contabilidade, as receitas relatadas podem não ter sito coletadas. De forma semelhante, os gastos reportados na declaração de renda podem não ter sido pagos. Um investidor pode comparar o dinheiro das atividades operacionais com a renda líquida da companhia na declaração de renda.

Se o dinheiro das operações for maior que o da renda líquida, pode ser um sinal de ganhos de alta qualidade. Da mesma forma se o capital é menos que a renda líquida, pode ser interpretado como uma bandeira vermelha sobre o porquê desta renda líquida não estar se transformando em dinheiro.

Outra crença com muito investidores e o porquê de darem atenção especial a declaração de fluxo de caixa é o pensamente de que “dinheiro é rei” e que uma companhia que está consistentemente gerando mais dinheiro do que usando, é forte e será boa para o acionista.

 <<5.Lição,Balanço Patrimonial                        >>7.Lição,Conta de resultado consolidada