INÍCIOS, DECISÕES E ESCOLHAS.
[mp_heading]

 

CONTA DE RESULTADO CONSOLIDADA

[/mp_heading]
[mp_image id=”11425″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”center” margin=”none,none,20,none”]

Conta de Resultado

A declaração de renda apresenta os resultados financeiros da companhia por um período de tempo, seja em relatórios trimestrais ou anuais, o cabeçalho da declaração declarará o período de tempo. A declaração de renda pode, algumas vezes, ser referida como a declaração de lucro e perda, ou declaração de operações.

A declaração de renda é usada em conjunto com o balanço patrimonial e a declaração de fluxo monetário pelos investidores para ganhar entendimento de seus valores e projeções de lucro futuras.

A declaração de renda é importante pois mostra a rentabilidade da companhia durante o tempo especificado. Apesar disso, é importante que os investidores lembrem-se que a declaração mostra rendas, gastos, ganho e perdas mas não mostra notas fiscais ou desembolsamentos de dinheiro.

 

 

Os investidores prestarão atenção à rentabilidade da companhia por várias razões. A perda ou ganho líquido que é conhecido como a ‘bottom line’. Uma perda pode tornar difícil para um negócio conseguir empréstimos para crescer, onde o lucro pode gerar confiança nos bancos e credores, fazendo os fundos disponíveis crescerem.

Outra coisa importante são os EPS (ganhos por ações) no qual o ganho ou a perda é dividido pelo total de ações notáveis. Para essa figura, investidores podem dividir o preço atual da ação pelo EPS e chegar a razão PE e avaliar se a companhia está super ou subavaliada em comparação com os concorrentes.

A equação básica na qual uma declaração de renda se baseia:

Ganhos – Gastos = Renda líquida

A declaração de renda será dividida geralmente em duas partes com operacional e não operacional. A operacional é composta por ganhos e gastos diretamente feitos através de produção e vendas das operações diárias do negócio. Os itens não operacionais são os que não possuem ligação com as operações diárias, como a venda de imóveis ou os ganhos de um investimento deito pela companhia.

Os componentes da declaração de renda geralmente são:

Ganhos / Vendas

Esses incluem todas as vendas feitas dos produtos e/ou serviços feitos pela companhia nas operações diárias.

Custo de Vendas / Custo de bens vendidos

Esse representa o custo da produção dos bens ou serviços vendidos durante o período. O custo da matéria-prima, mão de obre e manufatura.

Lucro Bruto

Lucro bruto é o ganho – custo dos bens vendidos. Isso provê uma boa indicação das margens que a companhia tem em produtos/serviços prestados.

Venda, Gastos Gerais e Administrativos

Essa seção continuará os gastos operacionais da companhia, que incluirão custos de marketing e propagandas, contabilidade, gastos legais, salários executivos e outros.

Renda Operacional (EBIT)

Usando o cálculo de Lucro Bruto – Vendas e Gastos Gerais e Administrativos, chegamos a renda operacional. Esse item é importante aos investidores pois mostra a renda ou perda que a companhia vem sofrendo em suas operações diárias e não incluindo outros itens não operacionais pode variar drasticamente de ano em ano.

Gastos de Juros

Os custos do dinheiro emprestado pela companhia que pode ser vínculos, empréstimos ou linhas de crédito.

Taxas de renda

Esse item é uma estimativa das taxas esperadas que são de acordo com os ganhos e perdas mostrados na declaração,

Renda / Perda líquida

Como mencionado acima, essa é a ‘bottom line’, o lucro ou perda total feito durante o período após subtrair os ganhos de todos os outros custos de fazer negócio e levando em consideração itens extraordinários. Da renda/perda líquida, o investidor pode então calcular o EPS.

Usos da demonstração de resultados consolidada

Investidores usarão a demonstração de resultados consolidada para calcular uma variedade de razões e métricas para entender como a companhia está funcionando em relação a si mesma e aos concorrentes.

Algumas razões e cálculos importantes que podem ser derivados da declaração de renda são como os seguintes e serão discutidos mais na seção de validação da análise fundamental.

Ganhos por ação
Retorno em ativos
Retorno em equidade
Razão custo – ganho
Margem bruta
Margem de lucro

 

     <<6.Lição,Demonstração de fluxo de caixa                 >>8.Lição,Métodos e índices  de avaliação